9 de março de 2010

Realmente Recíproco?


  

  Um tema atual e tão discutido no mundo todo e que segundo muitos vem integrado ao próprio ser humano; é indignadamente descrito por Jean Jacques Rosseau quando diz: "Prefiro ser um homem de paradoxos do que de preconceitos".
  O preconceito em nossa atual sociedade se torna um grande problema agravante da violência, de problemas picológicos e principalmente da marginalização social. Não é difícil concluirmos que o preconcito está encravado na sociedade há anos, e já faz parte da história mundial.
  Hoje em dia existem grandes programas de combate ao preconceito. De maneira geral com o intuito de cada vez mais impedir que pessoas de cor ou cultura distintas venham sofrer alguma ofensa. Contudo, devemos considerar que, alguns desses programas ou leis são um tanto quanto contraditórios.
  Como exemplo podemos citar o sistema de cotas para negros nas universidades Federais. Onde ao invés de buscar uma maior inclusão dessas pessoas, cuja cor de pele se difere da maioria dos brasileiros, acaba "julgando" indiretamente que, por tal característica, estas possuem menos capacidade inteligíivel.
  Considerando todo o contexto histório que engloba este sistema de cotas para negros, concluiremosque de fato devemos o direito de uma vida mais digna em uma sociedade plenamente igualitária à essas pessoas. Pois houve uma grande exploração sobre o povo africano durante a escravização no Brasil.
  Por tudo isso devemo rever os conceitos consideráveis, ao julgar alguma iniciativa de combrate a qualquer tipo de preconceito. Pois nem sempre, os objetivos são alcansados ou bem exclarecidos. Mas acima de tudo, utilizando nosso bom senso para ajudar a combater esse tipo de agressão a integridade humana de alguém.

Ana Carolina, 03/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário