29 de setembro de 2010

Protótipos?



Egocentrismo. Já paraste para pensar quanto eco causa essa palavra, quando pronunciada?
Bom, nem tão alto e tão oscilante para aqueles que não sabem seu real significado. Mas quem entende pequena parte daquilo que representa a junção milimétrica de letras e misturas gramaticais, abomina-a. Eu, em particular.
Estou rodeada de pessoas assim diariamente. Pessoas que pensam estarem sendo olhadas por todos quando andam, ou quando sorriem e contam uma história. Como se estivessem em frente a câmeras, observando-se a cada segundo para autenticar-se de que está tudo no seu devido lugar, e que nenhuma gafe será cometida. Querem holofortes, e ser o (a) melhor, em tudo, com tudo. A maior nota, o melhor argumento, a melhor piada, ser a primeira pessoa dos plurais mundo a fora. Tentam ser o sol de Galileu Galilei. Ou ainda o nosso conhecido Narciso da mitologia.

Indignaria-me menos tudo isso, se não fosse além de toda a pose e delicadeza dissimulada, aquele discurso de quem busca justiça apenas com palavras, aquele texto perceptívelmente decorado de quem quer estar acima, mandando. Como se fossem mais do que qualquer pessoa, afirmando falsa humildade.
O que leva alguém a ser assim?
As palavras se esvaiam com tanta facilidade quando aqui descrevo estas criaturas abominantes, seres quase tão diferentes do que pensam ser, quase que uma nova raça, talvez da mesma cor, e proveniente da mesma cultura que eu, você...Por algum motivo porém, estes encontram-se acima de qualquer outro. Em seus devaneios de número um, de tudo.
A verdade é que tenho pena, porque estes seres "distintos" não deixam de possuir defeitos, destacados em algum momento em sua existência, e não vão vencer sempre. Porque tudo isso, querendo ou não, faz parte de nós, humanos.
Ou será que já existem protótipos evolutivos de nossa espécie caminhando por nossas rotinas?

Um comentário:

  1. Nossa, que incrível... Mas sabe, acho que há tentativas de protótipos evolutivos sim, e são os que mais são humanos, em todos os sentidos...

    ResponderExcluir