19 de novembro de 2009

Num piscar de olhos





 
Lendo textos e mais textos, além de livros, e muitas outras formas de descrever, momentos, sentimentos, dores e amores, parei para pensar no significado de uma palavra que utilizamos tanto em nosso dia a dia, mas quase nunca paramos para sentir a força que ela nos causa ao ser pronunciada, ou ouvida: Mudança. O dicionário nos diz: modificação do estado de algo troca de lugar.
  Colocando-a em prática, será que seria simplesmente trocar?
  Não. Mudança é uma palavra muito mais forte do que imaginamos, assim como amor, paixão, desejo, saudade, e tantas outras palavras indecifráveis pelo ser humano, mudança nos traz sentimentos indefinidos, às vezes bons, outras nem tanto.
  Na prática, na nossa vida cotidiana, ela na maioria das vezes vem como sendo sinônimo de algo bom. Mudar os móveis, a cor da sala, a posição do quadro, a foto do retrato, a dieta da semana, enfim inúmeros ocorrentes presentes nas nossas vidas que realmente nos traz algo de bom, nos faz sentir melhor, por estar "mudando".
Por que para o homem, a falta da mudança, traz consigo o comodismo, a inércia, a preguiça, entre outros sentimentos ruins, ou simplesmente não nos traz alegrias, o que seria mais fácil de concluir.
  Contudo, se considerarmos pessoas, muitas mudanças trazem acima de tudo a dor, da perda, da falta, do querer. Dor que se espalha, que bate forte na gente, que nos deixa triste, buscando respostas, caminhos em meio a tempestade, caminhos completamente inseguros, e nos mostra o lado triste da vida.
  Mudar de pessoas, é triste, em fases de nossa vida, porém necessária. Porque estar junto se já não existe mais amizade? Amor? Desejo? Então conjugamos o verbo. Mudamos. De hábitos, lugares, e abrimos mão de quem já não faz mais sentido estar por perto. Por nós e pelos outros.
  Se pararmos para pensar um pouco em quantas pessoas entraram e saíram das nossas vidas, perderemos a conta, mas o que importa não é a tristeza de perder a pessoa, mas sim o que ela nos ensinou, o que ela mudou em nós, o que ela nos disse que nos fez encontrar a nós mesmos, dentro de nossos corações, encontrar sentido na personalidade que vem com nossa sombra, e que nos faz seres melhores. Então para que entristecer? Se a pessoa em si já te ensinou, já fez parte do momento na tua vida que era pra ser? Para que? Têm-se é que continuar caminhando, encontrando e perdendo novas pessoas, para que a mensagem e o significado da vida sejam repassados, e sentidos; não é mesmo?
  Encontraremos muitas pessoas ainda que farão a diferença e que nos ensinarão algo que vai mudar completamente nossa maneira de pensar e agir. Até que um dia, tudo acabe, e em próximas gerações, o ciclo continue, e a mudança prevaleça. Porque afinal de contas, é a mudança que move a vida, e a relação do seres entre si, que nos faz pessoas melhores, nos ensina, e nos fortalece. Nos faz deixar cair lágrimas também, admito, mas é por um bem, que mudará o mundo, ou a quem viva nele. Sendo o tempo o seu principal aliado, que fecha as feridas que esta provocou, e que nos fará sorrir novamente, com momentos, lugares, e pessoas, novas, que serão mudanças em nossas vidas.






Ana Carolina.


 "Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou. Mas tenho muito tempo; temos todo o tempo do mundo... Todos os dias antes de dormir lembro e esqueço como foi o dia. Sempre em frente; Não temos tempo a perder..."

Renato Russo.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário